ECO HOSPEDAGEM - CASA DE RETIROS - EVENTOS

Exercícios Espirituais de Santo Inácio

Exercícios Espirituais de St. Inácio

FUNDAMENTAÇÃO DOS RETIROS DA CASA DE RETIRO VILA FÁTIMA
 
Das experiências de Santo Inácio surgem os “Exercícios Espirituais”. Ele escreve seu próprio caminho espiritual e convida outros a fazerem o mesmo, a buscarem sua verdade a fim de servirem a Deus com mais liberdade e autenticidade.
Existem muitos modos de se fazer a experiência dos Exercícios Espirituais. Pode ser na forma de 30 dias de oração; de 8 dias; na vida cotidiana; e em finais de semana ao longo do ano. O importante é que cada pessoa possa descobrir seu modo próprio de rezar, de encontrar-se com Deus e de realizar sua vontade. O método inaciano prevê sempre grande liberdade para aquele que quer fazer o caminho espiritual de Santo Inácio. Desde os primeiros jesuítas, muitas pessoas, de várias origens e condições de vida, percorreram os mesmos passos de Inácio. A novidade nos últimos anos foi a redescoberta do EE para a formação de leigos e leigas que queiram algo mais em sua vida espiritual.
 
Algumas características do retiro inaciano:
  • Propõe uma grande liberdade para escolher o modo de rezar, o lugar, os tempos, a matéria de oração. Leva o exercitante a descobrir seu próprio modo de rezar;
  • Valoriza o encontro pessoal com Deus e a experiência madura de se perceber na presença da verdade fundamental de qualquer pessoa;
  • Acompanhamento personalizado de alguém experimentado na vida espiritual. O diretor dos EE não é o protagonista, mas, como sábio guia, conduzirá o exercitante pelos caminhos da liberdade interior;
  • Prevê amplos e participativos espaços de partilha e oração em comum, principalmente pela eucaristia diária;
  • Exercita a prática da orientação espiritual e do diário espiritual, ajudando a pessoa a tomar posse de seu próprio caminho.
  • Desenvolve um sentido eclesial e universal da missão, fortalecendo a dimensão cristológica da vocação cristã.
  • Fortalece o protagonismo de leigos e leigas, indicando um caminho de aprofundamento espiritual e teológico.
Programa:
O retirante participa de dois momentos com o grupo: a exposição do tema de reflexão que o orientador propõe para o dia e a Celebração Eucarística.
O restante do tempo, o retirante, faz sua reflexão individual, podendo usufruir dos espaços da casa e de toda a natureza que a rodeia.
O orientador, todos os dias, atende individualmente , cada retirante que deseja orientação personalizada.