ECO HOSPEDAGEM - CASA DE RETIROS - EVENTOS

Compromisso Sócio Ambiental

Compromisso Sócio Ambiental

Práticas sustentáveis: característica das instituições jesuítas, comprometidas com a construção de uma sociedade melhor para todos, a Vila Fátima implementa há mais de 20 anos atividades que visam a conservação ambiental. Entre outras atitudes, o local dispõe de sistema solar para o aquecimento da água, separação seletiva do lixo, além de realizar o incentivo ao uso restrito de materiais descartáveis e do cultivo de alguns frutos sem agrotóxicos, que ficam à disposição dos hóspedes no refeitório. 

Abastecimento de água potável com aquecimento solar: uma engenharia caseira de gravidade, onde a Vila Fátima é abastecida sem usar nenhuma fonte enérgica comercial, sem contar que o hóspede além de consumir a água potável em todas as torneiras, pode tomar seu banho diário, aquecido com o sistema solar e com água proveniente da nascente.

Centro de Pesquisa: em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, a Vila Fátima possui um pluviômetro – medidor de água da chuva – que visa a prevenção de desastres referentes a intempéries, além de danos socioeconômicos e ambientais.

Compromisso com o crescimento da comunidade local: a Vila Fátima tem um compromisso histórico com a comunidade local. Em 1946 quando iniciou a construção, os prestadores de serviços foram provenientes da comunidade local e arredores. O Bairro recebeu o nome ” Morro das Pedras” em homenagem à casa, que, ao longo de seis décadas foi a principal mediadora, para trazer à comunidade os serviços essenciais de transporte coletivo, iluminação pública, asfaltamento nas rodovias entre outros.

Situada dentro do  Parque Municipal da Lagoa do Peri, a Vila Fátima possui uma área de aproximadamente 150.000,00 m2 com os  principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. O parque é berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego, como também o jacaré -de-papo-amarelo. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul. Em 2015 recebeu o certificado do Programa Bandeira Azul, comprovando que o lugar tem um projeto voltado à sustentabilidade. Dessa maneira, o parque procura manter as características naturais da área e reafirmar o compromisso com a qualidade socioambiental. Os hóspedes podem apreciar a natureza tendo acesso total as áreas internas da mata.

Acesso exclusivo à  Lagoa Do Peri:  situada ao lado da Vila Fátima, é a maior lagoa totalmente de água doce potável da costa catarinense, com cinco quilômetros quadrados de espelho d’água. É também, o maior manancial de água potável da Ilha. É neste manancial que o hóspede poderá realizar o BANHO TERAPÊUTICO, atividades físicas conduzidas por um profissional que visa integrar o corpo com o manancial de água potável. 

 – Substituição gradativa de todas as lâmpadas por lâmpadas econômicas e utilização de sensor de presença;

– Prioriza fornecedores da comunidade local;

– Faz ações sociais abrindo suas portas para receber grupos que atendem as comunidades empobrecidas, como também, promove campanhas beneficentes em apoio ao CEDEP, ONG que atende 500 crianças e jovens da comunidade do Monte Cristo, Fpolis, SC;

– Prioriza a contratação de colaboradores da comunidade local;

– Valoriza e promove a culinária local;

– Dá destino correto ao óleo de cozinha, entulhos e rejeitos, seguindo a orientação da prefeitura do município;

– Possui aptos para cadeirantes e possui projetos para tornar toda a instituição acessível;

– Todo esgoto é tratado de forma ecológica com reduzido impacto à natureza;

– Motiva a prática de reutilização das roupas de cama e banho;

– Capacita os colaboradores para práticas de economia dos recursos naturais e uso responsável dos produtos de limpeza e preparação dos alimentos;

Pesca recreativa: despertar arte de pescar e a paciência da espera. O hóspede poderá curtir as emoções e sensações de um pescador em total integração com natureza e em respeito ao eco sistema, devolve ao lago o peixe pescado.