ECO HOSPEDAGEM - CASA DE RETIROS - EVENTOS

Ajude a contar a história da Vila Fátima

Ajude a contar a história da Vila Fátima

Em outubro, uma exposição interativa percorrerá Florianópolis exibindo vídeos com entrevistas sobre os 60 anos da Casa de Retiros Vila Fátima, no Morro das Pedras. Memórias valiosas de pessoas que testemunharam a trajetória da instituição e sua ligação com a história de Florianópolis.

Para ser concretizado, esse projeto depende do apoio da comunidade, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. As doações são descontadas do IPTU ou ISS. Você não gasta nada além do que já pagaria de imposto. Vale para pessoas físicas e jurídicas de Florianópolis.

O projeto é fruto de uma pesquisa histórica que, além de colher documentos, entrevistou mais de 20 pessoas.

Para saber como apoiar, escreva para [email protected]

 

Você sabia?

  • Foi após construção da Vila Fátima que a região recebeu energia elétrica.
  • Há 60 anos, a população do Morro das Pedras era muito pobre. Vendo aquilo, a irmã Pulchéria, que trabalhava na Casa, começou a ensinar as famílias a fazer pão, dar remédios e cuidar dos enfermos.
  • Em 1961, a então Primeira-dama da República, Eloá Quadros, esposa de Jânio Quadros, visitou a Vila Fátima. Encantada, chegou a planejar a construção de uma casa similar em Brasília.
  • Nos últimos anos, a Vila Fátima passou a receber também grupos não católicos. Hoje, até budistas e empresas fazem retiros lá.
  • Antes da Vila Fátima, os retiros dos jesuítas ocorriam no Colégio Catarinense. O aumento da demanda necessitou a construção da Casa no Morro das Pedras.
  • Vários locais foram cogitados para a construção da Casa. Até a Ilha de Anhatomirim.
%d blogueiros gostam disto: